Alimentação e Coronavírus

Estamos no meio de uma pandemia e conforme orientação da OMS, quem pode, precisa FICAR EM CASA. Assim, lutamos contra a contaminação e disseminação do COVID-19. Nesse período precisamos seguir novas regras, novos hábitos e principalmente manter a calma. Aproveite esse tempo em casa para cozinhar em família, ensinem os filhos e os incentivem. Busque alimentos que não precisam de visitas frequentes ao supermercado. Quando sair, já tente fazer a compra para todo o mês, mas lembre-se que não devemos estocar a ponto de faltar alimento para outras famílias.

No mercado, mantenha distância das pessoas tanto nos corredores quanto nas filas (pelo menos 1 metro), evite pagar com dinheiro e lave muito bem as mãos ao sair e ao chegar em casa, além de passar álcool gel na mão durante o caminho. O que não podemos esquecer é de NÃO levar as mãos ao rosto. Assim que chegar em casa, lave tudo que comprou, descarte as embalagens e sacolas. Troque de roupa e tome banho. É sempre bom prevenir.

Sobre o delivery: “É seguro, mas assim que o alimento ou produto entram em casa a embalagem precisa ser imediatamente descartada”, diz a Dra. Raquel Muarrek, infectologista da Rede D’or. Se a embalagem foi posta na pia da cozinha, por exemplo, o local também deve ser desinfectado. O cuidado muda conforme o tipo de alimento. “A manipulação dos alimentos cozidos ou fritos são melhores para a diminuição de contágio do que os crus”, diz. “Não se sabe como uma salada foi manipulada e se teve a desinfecção adequada”.

Nesse momento é ideal estabelecer uma nova rotina, cuidar ainda mais da saúde com uma alimentação saudável, nos manter hidratados, fazer exercícios físicos regularmente (se conseguirem), pegar alguns minutos de sol e manter a casa sempre arejada e limpa. Além disso, não podemos esquecer de dar atenção às relações sociais e da nossa mente, o que fortalece também a imunidade. Muita saúde para todos!!!

31/03/2020

*Estamos compartilhando nossas experiências mas não somos médicas ou nutricionistas. Consulte um especialista para uma orientação profissional.

Deixe uma resposta