Como comer em tempos de covid-19?

Nós, que somos celíacos, temos uma preocupação contínua com a alimentação e sabemos de sua importância para a nossa saúde, pois além de não consumirmos glúten, precisamos priorizar a “comida de verdade”. Essa matéria da BBC News, de 14 de outubro, com a Mariela Glandt que é endocrinologista especializada em diabetes e que acaba de publicar o livro ‘Como comer nos tempos de covid-19’, reforça essa importância, principalmente na prevenção de doenças.

“Há uma epidemia que está agravando o coronavírus, que é a comida de má qualidade que ingerimos. Nos últimos anos, comemos alimentos com tanto açúcar e tantos óleos vegetais que não são realmente alimentos. Isso nos deixou doentes. Então, estamos com pressão alta, obesidade, diabetes galopante, ou pré-diabetes muito alta, por causa do que comemos. E a isso é somado um vírus. Quando a síndrome metabólica está presente, ela causa uma inflamação crônica. Se você já está em um estado de inflamação crônica, então você não pode obter a defesa que precisa contra o vírus. Se o vírus se instala em um corpo que não está nas melhores condições, ficamos gravemente doentes.

Como comer em tempos de covid-19?

O mais importante é começar a comer comida real, de verdade. Quando você vai ao supermercado, tudo o que está perto das paredes geralmente é comida de verdade. E tudo no meio é geralmente mais industrial.

O que quero dizer com isto? Coma vegetais, frango, peixe, carne, ovos, laticínios e gordura. Tudo o que tem baixo teor de gordura tem alto teor de açúcar e isso não é bom para nós. Você pode adicionar café… mas quase não precisará ir até o meio do supermercado. Como comer hoje quando muitas vezes você não sabe o que a comida tem, como é feita e às vezes não conseguimos decifrar os rótulos Estamos em uma crise. Eu apoio comer orgânicos sempre que possível. É caro, mas é um bom investimento. Vale a pena porque a qualidade da comida é importante. Se você não consegue ler o que está escrito na embalagem, não compre. Não vai te fazer bem. Essa é minha regra.

Alguma outra dica para melhorar nossa dieta em meio à pandemia?

Tomar consciência do que você coloca em seu corpo. Não existem carboidratos essenciais. O corpo sabe exatamente como produzir todo o açúcar que ele necessita. O cérebro sabe exatamente como viver sem comer carboidratos. Claro que não precisa ser assim a vida toda. Desde o surgimento da agricultura, começamos a comer mais carboidratos, mas não açúcar. O açúcar estava apenas nas frutas e no mel. Isso de comer açúcar todo o tempo está nos adoecendo.”

Que os alimentos sejam nosso melhor remédio.
E você, também prioriza na sua dieta comida de verdade?

Fonte: bbc.com/portuguese/geral-54532289

Célia

21/10/2020

*Estamos compartilhando nossas experiências mas não somos médicas ou nutricionistas. Consulte um especialista para uma orientação profissional.

Deixe uma resposta