Culinária Mexicana

As comidas típicas mexicanas são recheadas de temperos, picância, carne, queijo, massas a base de farinha de milho, molhos e pastas. Infelizmente a maioria dos restaurantes apresentam contaminação cruzada, mas nada impede de fazer receitas caseiras ou buscar um restaurante seguro para celíacos. Muitas das massas dos burritos, tacos, quesadillas, nachos e tortillas podem levar farinha de trigo então os celíacos não podem consumi-los. Porém, existem várias receitas sem glúten e algumas marcas que vendem alguns alimentos sem glúten, como as tortillas da Frontera.

Como sempre, precisamos prestar atenção nos recheios, apesar dos ingredientes mais tradicionais não levarem glúten, como feijão, carne, tomate cebola, pimentão, queijo, entre outros. Em relação aos molhos, nem a salsa nem o sour cream levam farinha de trigo, mas é sempre bom confirmar com o garçom caso o cenário seja um restaurante. A famosa guacamole não tem erro, é basicamente abacate, tomate, cebola e temperos, então é segura para celíacos. A tequila também está liberada. Em relação a sobremesa, a jericalla e o flan (dependendo do sabor) não contém glúten.

A minha sugestão é separar um dia da semana e fazer um almoço ou jantar mexicano, fazer as massas do zero e preparar os recheios, acompanhamentos e molhos, realmente colocar a mão na massa. Dessa forma o risco de contaminação é zero. Você conhece algum restaurante mexicano seguro para celíacos ou alguma marca que venda alimentos mexicanos sem glúten?

25/08/2020

*Estamos compartilhando nossas experiências mas não somos médicas ou nutricionistas. Consulte um especialista para uma orientação profissional.

Deixe uma resposta