Os supermercados australianos foram, com certeza, os lugares que eu mais frequentei durante meu intercâmbio. Isso, porque a maior parte das minhas refeições eu fazia em casa, então quase toda semana eu acabava fazendo uma comprinha, seja grande ou pequena. Depois de alguns meses explorando as opções que eu tinha, cheguei a algumas conclusões em relação às cadeias de mercado da Austrália.
O Aldi é o supermercado mais barato, mas com pouca variedade. Entrei pra conhecer uma vez, e foi super desanimador, porque era bem pequeno (em comparação aos outros) e desorganizado. Por outro lado, o Coles e o Woolworths são os melhores do país (na minha opinião e acredito que realmente devem ser as maiores cadeias, porque você encontra a cada esquina praticamente). Eles são bem similares em relação ao preço (um pouco mais caro do que o Aldi), mas com uma variedade bem maior de marcas e com sessões saudáveis, além de super organizados e grandes.
Alguns “highlights” do Coles são os cookies sem glúten de marca própria, aveia sem farinha de trigo da marca “Red Tractor”, Tim Tam sem glúten (biscoito mais famoso da Austrália) e um whey protein de marca própria também chamado perFORM. Outros “highlights” que você encontra em ambos supermercados são ravioli sem glúten da marca “Latina Fresh” e outros tipos de massas quase prontas sem glúten da mesma marca, pasta de amendoim em embalagem tipo bisnaga da “Simply Nuts”, Gluten free Wraps da marca “Old time bakery” e Corn Thins que é uma bolacha de milho.
Depois que encaixei minha rotina no intercâmbio eu já tinha um cardápio que funcionava super bem e acabava replicando ele direto:
- Café da manhã/Lanche: mingau com mel, pasta de amendoim, whey, banana e canela, pão com ovo + cottage, maçã com iogurte “YoPro” de baunilha + canela e pasta de amendoim, corn thins com cottage
- Almoço/Jantar: ravioli com molho de tomate e queijo ralado, salmão com purê de batata e brócolis com queijo feta, carne moída com purê de batata e cenoura, frango com batata doce assada coberta com algum tipo de queijo (pode ser fetta, sour cream ou ricota) e cenoura, macarrão a bolonhesa estrogonofe (comprávamos arroz pronto pra esquentar no microondas)
A dica de ouro para economizar, independente do supermercado que você escolher é procurar por marcas próprias, ou seja, aqueles produtos que são feitos pelo próprio mercado (é só localizar na embalagem o logo dos mercados), porque eles são sempre mais baratos. Então sempre que eu ia no Coles ou no Woolies (que é como eles chamam o Woolworths), procurava pelos logos deles nos queijos, biscoitos, ovos, entre outros industrializados. E para esse texto ficar ainda mais completo, é importante ressaltar que os estabelecimentos da Austrália fecham super cedo, geralmente antes das 18h já está tudo fechado, mas felizmente os supermercados costumam ficar abertos até um pouco mais tarde (entre 20h e 21h ou até às 22h), mas caso você não queira comprar algo após esse horário, a melhor opção é procurar por um 7 Eleven, conveniência aberta 24h, ideal para emergências, porque o valor é elevado. Lá não é tão completo quanto o mercado convencional, mas pra larica da madrugada, por exemplo, quebra um galho gigantesco.
Cá
15/04/2024
*Estamos compartilhando nossas experiências mas não somos médicas ou nutricionistas. Consulte um especialista para uma orientação profissional.