A viagem começa bem antes

Finalmente com todos aqui em casa vacinados com as 2 doses podemos voltar a viajar, nosso programa predileto. E planejar é sempre a melhor forma de começar a viagem e aproveitar cada segundo, além de garantir melhores preços e escolhas. Quem tem restrição alimentar precisa ter ainda mais atenção e programação.

A primeira avaliação importante é a escolha do país, quando vamos viajar para fora do Brasil, pois nem todos os países tem boas opções para celíacos e ainda corremos o risco de não saber ler as embalagens dos alimentos por conta do idioma ou mesmo a dificuldade na hora de perguntar sobre o menu e os ingredientes num restaurante.

E agora, com a pandemia, é preciso avaliar também quais países estão abertos para o turista brasileiro, quais são as regras para embarque, carteira de vacinação, quais vacinas são aceitas, preencher formulários do órgão regulador do país, fazer exame PCR ou Antígeno e também quais são as restrições nas cidades, pois algumas exigem comprovante de vacinação para entrar em locais fechados e em alguns casos se aceitam as vacinas aprovadas pelos órgãos do país.

Um outro aspecto que levamos em conta, já que a liberação de viagens aos países tem acontecido aos poucos e já estamos quase no final do ano, é o clima do país nessa época. Queríamos pegar um clima ameno e de preferência céu azul e muito sol para aproveitarmos os locais ao ar livre.

Diante de todos esse pontos, escolhemos entrar e sair pela Espanha e visitar as cidades do norte da Espanha e de Portugal. Mas, como a viagem começa antes mesmo do embarque já vamos começar com duas grandes dicas para os celíacos ou para os que não consome glúten, primeiro fazer o pedido de refeição especial GLÚTEN FREE MEAL para a cia aérea, com antecedência (se informe junto `a cia aérea para entender a regra, mas pela IBÉRIA foi muito tranquilo fazer a reserva pelo site assim que compramos as passagens e deu tudo certo, tanto na ida como para a volta e, como são 10 horas de vôo, são servidas 2 refeições em cada trecho, café da manhã e jantar). Mas atenção para a recomendação da cia aérea.

Exemplo do que consta no site da Ibéria:

“Comidas especiales
Vuelos para todos los gustos
Puedes solicitar diferentes tipos de comidas especiales con un mínimo de 24 horas antes de la salida de tu vuelo. Si eres alérgico a algún tipo de alimento, te recomendamos que lleves a bordo tu propia comida ya que Iberia no puede garantizar la ausencia total de trazas en tu menú especial debido a su complejo proceso de producción y embarque.”
Por isso, a segunda dica é sempre levar um kit SEM GLÚTEN tanto para garantir as refeições a bordo, como para a chegada no destino, pois pode demorar para encontrar um lugar com opções para celíaco ou pode ser bem complicado achar algum mercadinho. Nós sempre preparamos um kit de alimentos para viagem dias antes mesmo do embarque. Desde castanhas, biscoito polvilho, frutas secas, pão sem glúten ou seja alimentos leves que possam ser comidos em temperatura ambiente e que sustentem por algumas horas. Pode até fazer uma marmita para ser consumida no vôo mas que deve ser descartada antes do desembarque pois pode haver problema com alimentos frescos no desembarque em alguns países (logicamente com ingredientes sem cheiro muito forte).

E atenção para algumas regras no caso de alimentos líquidos e pastosos a serem levados dentro da cabine, a quantidade não pode ultrapassar os 100ml por embalagem, e o limite máximo é de 1l por passageiro, os alimentos transportados na bagagem de mão devem estar na embalagem original do fabricante e as embalagens que contêm líquidos devem ser transportadas em saco plástico transparente e devidamente fechado, evitando vazamentos.

Foram 14 dias MARAVILHOSOS de viagem em que vamos compartilhar as experiências gastronômicas com vocês nos próximos posts. Vamos detalhar cada uma das 23 cidades que visitamos e os 10 hotéis com paisagens totalmente diferentes ao longo do percurso, em que percorremos quase 4 mil km de lindas estradas pelos 2 países.

Já deixe aqui sua pergunta se você têm algum curiosidade sobre o nosso roteiro. Até o próximo post!

#madrid #arandadeduero #burgos #logroño #elciego #sansebastian #castanaresderioja #bilbao #getxo #gaztelugatxe #santander #santillanadelmar #comillas #playadelascatedrales #lacoruña #santiagodecompostela #viannadocastelo #porto #gaia #braga #guimaraes #aveiro #coimbra #guarda #barajas

Célia

31/10/2021

*Estamos compartilhando nossas experiências mas não somos médicas ou nutricionistas. Consulte um especialista para uma orientação profissional.

Deixe uma resposta