Fondue sem glúten

Nessa friaca, nada melhor que uma comidinha bem gostosa e quentinha pra aquecer a alma, né? O fondue é a melhor receita pro inverno! Mas será que ele é liberado para os celíacos?

Primeiro precisamos ter em mente a grande variação de fondues, avaliar a melhor opção e os riscos de cada um. 
Tem o risco direto de algum ingrediente com glúten e o risco de contaminação cruzada seja no compartilhamento dentro do recipiente, na hora de colocar os garfinhos na panela, ou no compartilhamento de pegadores para os molhos e acompanhamentos do founde.

No founde de queijo, precisamos ficar atentos em alguns detalhes, são eles: a compra dos queijos e misturas prontas dos mesmos, a bebida alcóolica e o caldo de carne liquido adicionados na receita. É essencial garantir que nenhum ingrediente contenha glúten, então logicamente o acompanhamento ideal para todos na mesa (para evitar o risco de contaminação cruzada) são pães e torradas SEM glúten. Um boa dica pra mergulhar na mistura são os legumes e verduras.

No founde de carne, frango ou camarão a boa notícia é que as proteínas são livres de glúten (a não ser que tenha algum tipo de contaminação cruzada, verifique sempre o rótulo e o manuseio). Por isso a atenção especial nesse tipo de founde são os molhos. Se prepará-los em casa, use ingredientes sem glúten e se for comer founde na rua, se certifique que seja em um restaurante sem contaminação cruzada e que possa esclarecer quais os molhos de fato não contém glúten. 

No fondue de chocolate o cuidado principal é com a marca de chocolate usada, pois sabemos que existem opções sem glúten, mas ainda são minoria. A vantagem nesse tipo de foundue é o uso de frutas, já que podemos comer todas e além de deliciosas, são saudáveis. Se você é da turma do marshmallow aproveite, porque a maioria das marcas não contém glúten!

Escolha o founde que você mais gosta e com todos os cuidados, aproveite essas delícias. Traremos algumas receitas de founde e mais dicas pra vocês.

07/07/2021

*Estamos compartilhando nossas experiências mas não somos médicas ou nutricionistas. Consulte um especialista para uma orientação profissional.

Deixe uma resposta