Cuidado com os alimentos a granel!

Quando compramos alimentos a granel, não temos o controle da origem da matéria prima e dos cuidados com a manipulação em todo o processo até que o alimento chegue ao ponto de venda. Além do risco de contaminação cruzada durante a trajetória, desde o cultivo até o transporte das mercadorias, existe toda a preocupação com o manuseio dos alimentos dentro das lojas.

A contaminação cruzada pode acontecer quando existem produtos com e sem glúten no mesmo ambiente, seja pela manipulação ou uso compartilhado dos mantimentos.

Quando você vai comprar cereais, geralmente terão as opções com e sem glúten, um ao lado do outro. Verifique sempre a origem dos alimentos e como é feita a manipulação no momento da compra dentro do estabelecimento. Por exemplo, se usam um pegador separado para cada item na hora que são feitas as escolhas.

Um outro exemplo de risco de contaminação no consumo a granel são as lojas e/ou quiosques de balas, biscoitos e sorvetes, quando a venda desses produtos é feita lado a lado, ou seja, são vendidos produtos com e sem glúten no mesmo ambiente. O risco aparece quando você escolhe aquela bala que adora e a mesma colher acabou de ser usada em outra que contém glúten ou quando você pega uma concha de sorvete e antes a mesma estava mergulhada em um sorvete com glúten (às vezes a concha fica mergulhada em uma água para mantê-la “limpa”).

Evitem comprar em lojas a granel! Fiquem bem atentos, pesquisem bem e se informem antes de consumir produtos a granel. Atualmente existem produtores e pontos de venda que têm um excelente controle de qualidade em todo o processo desde o cultivo até o momento da venda. Busquem comércios especializados e que garantam alimentos livres de glúten e que tomem todos os cuidados necessários na manipulação dos produtos.

Célia

30/03/2021

*Estamos compartilhando nossas experiências mas não somos médicas ou nutricionistas. Consulte um especialista para uma orientação profissional.

Deixe uma resposta