Estudo realizado por pesquisadores da universidade de Bergen na Noruega e recém-publicado na revista científica PLOS Medicine mostram que aumentar o consumo de leguminosas e reduzir o consumo de carne vermelha pode adicionar até 13 anos `a sua vida.
Os cientistas estimaram quantos anos de vida uma pessoa ganharia se substituísse uma “dieta típica ocidental” (elevada ingestão de carne vermelha e alimentos processados) por uma “dieta otimizada” (menos ingestão de carne vermelha e alimentos processados e aumento no consumo de frutas, vegetais, legumes, nozes e grãos integrais).
Segundo o estudo, quanto mais cedo a mudança de alimentação começar, maior é a expectativa de vida da pessoa. As mulheres podem ganhar até 10 anos de vida se começarem uma dieta mais saudável aos 20 anos e os homens adicionar até 13 anos de vida.
Mesmo começando uma dieta mais saudável a partir dos 60 anos no caso das mulheres, o aumento da expectativa de vida pode chegar a 8 anos e dos homens 9 anos. Quanto mais cedo melhor para adquirir hábitos alimentares mais saudáveis, mas nunca é tarde para começar.
Fonte: O Globo e Portal Raízes
Célia
20/02/2022
*Estamos compartilhando nossas experiências mas não somos médicas ou nutricionistas. Consulte um especialista para uma orientação profissional.