Nós, celíacas, somos super ligadas ao ramo alimentício, afinal, se a gente não se atentar com o que consumimos, o glúten acaba passando despercebido. Mas além do glúten, também têm questões de controle e fiscalização ligadas à higiene e outros fatores que são cruciais quando o assunto é alimentação. É super importante conhecermos e reconhecermos os órgãos que regulamentam, controlam e fiscalizam os produtos alimentícios no Brasil. São eles:
ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária fiscaliza alimentos, bebidas, ambientes, processos e tecnologias.
MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fiscaliza as indústrias de produtos de origem animal, bebidas, vegetais e derivados.
É importante lembrar que cabe à Vigilância Sanitária a fiscalização de todos os produtos no mercado. Então, mesmo que um alimento (ex: manteiga, leite, mel) seja de competência do MAPA, a sua fiscalização quando estiver no mercado é da Vigilância Sanitária, cabendo a ela notificar e/ou apreender quando houver não conformidades com a legislação brasileira.
E no caso de alimentos in natura se certifique da origem, comprando de fornecedores qualificados. A qualidade das frutas e hortaliças, por exemplo, são impactadas por todo o processo, desde a qualidade das práticas agrícolas à colheita, embalagem, transporte, armazenamento e finalmente ao ponto de venda. Ou seja, a qualidade do alimento é impactada em toda cadeia produtiva.
É fundamental avaliar o rótulo dos produtos industrializados e se manter sempre informado com os alimentos que ingerimos 😉
No próximo texto falaremos sobre o selo em alimentos orgânicos.
Fonte: foodsafetybrazil.org
Cá
17/08/2021
*Estamos compartilhando nossas experiências mas não somos médicas ou nutricionistas. Consulte um especialista para uma orientação profissional.