Chegando na Espanha

Com muitas fronteiras ainda fechadas o aeroporto de Guarulhos segue incrivelmente vazio para essa época do ano. O check in foi super tranquilo embora a burocracia seja grande, é preciso apresentar a carteira de vacinação e o formulário da Spain travel health devidamente preenchido, além do passaporte e da passagem.

No nossa caso não tinha mala para despachar porque fomos com apenas 2 malas de mão(dentro do limite dos 10 kg cada e respeitando as dimensões para acomodá-las no bagageiro) e duas mochilas, o que nos deixa livre de esteiras no aeroporto, e elimina o custo extra para despachar a bagagem. O que também nos deixa com mais mobilidade para entradas e saídas de hotéis, o que facilita muito a logística.

A gente sempre recomenda chegar bem cedo no aeroporto para não ter estresse e começar a viagem de forma tranquila, então a espera no aeroporto a gente já conta como um começo tranquilo da nossa viagem. Procure as salas VIPs do aeroporto pois caso tenha alguma parceria com o seu cartão de crédito. Nós tivemos a sorte de poder utilizar sem custo e aguardar o nosso vôo podendo utilizar o buffet da sala VIP com opções inclusive de saladas e frutas, o que foi uma ótima opção de um lanche leve pré vôo, além da possibilidade de bebidas para acompanhar, que no nosso caso foi um delicioso vinho, para já entrarmos no clima do nosso destino.

Depois de 10 longas horas de vôo, tirando a máscara apenas para comer, finalmente chegamos `a Madrid. O desembarque é demorado pelo tamanho do aeroporto de Barajas mas a única buroracia além da passagem obrigatória pela Policia Federal, foi uma área específica de controle sanitário para apresentar a carteira de vacinação e o formulário do Spain travel health.

E assim chegamos ` a Madrid nossa primeira parada para pegarmos o carro alugado que nos levará por toda a viagem e para descansarmos um pouco antes de pegar estrada. Nossa dica para quem não tiver tempo de entrar em Madrid é se hospedar no Ibis Madrid Aeropuerto Barajas, que fica fora do aeroporto mas é bem perto ou de carro ou de metrô e oferece a opção de hospedagem por períodos/horas o que no nosso caso foi perfeito para um breve descanso e tomar aquele banho relaxante antes de seguir viagem.

E começamos enfim nosso roteiro em direção ao norte da Espanha. Usamos o tempo todo o telefone do Brasil que tinha pacote para roaming o que foi fundamental para podermos usar o waze por toda a viagem.

Primeira parada Aranda de Duero, região de “bodegas”, algumas são subterrâneas, da idade média. São os vinhos da uva Tempranillo da região de Ribera del Duero, ou seja, as margens do Rio Duero, que aprendi nessa viagem que nasce na Espanha e sua foz é no Porto, em Portugal.

Conhecer a catedral de Burgos é parada obrigatória, declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO, têm 800 anos de história e uma beleza e dimensões inacreditáveis. Foi um ótimo passeio num lindo dia e parada para hidratar pois o lanchinho que trouxemos nos salvou nos kms de estrada até aqui.

E finalmente chegamos a cidade que passaremos a primeira noite na Espanha e a escolha não poderia ser melhor, EL CIEGO, cidade na região de La Rioja, com suas Bodegas maravilhosas e muita história. Paramos para jantar no único restaurante que estava aberto na pequena cidade, La Florida.

Quem poderia imaginar que numa cidade de apenas mil habitantes nossa primeira refeição seria tão deliciosa e com um cardápio com opções já identificadas como sem glúten. A entrada foi camarão no azeite, o prato principal atum rojo a la plancha, bom demais acompanhado de um ótimo vinho da casa, logicamente o vinho Rioja e para fechar a sobremesa foi arroz doce. Começamos muito bem.

Ficamos hospedados no AGROTURISMO VALDELANA dentro de uma Bodega Museu e que nos brindou com experiências incríveis que contarei no próximo post, dia 2 da nossa incrível viagem. Deixe aqui sua pergunta sobre o nosso roteiro!

Célia

03/11/2021

*Estamos compartilhando nossas experiências mas não somos médicas ou nutricionistas. Consulte um especialista para uma orientação profissional.

Deixe uma resposta