Os riscos dos restaurantes “self-service”

Quando estamos falando de self-service, podemos chamar também de buffets ou até mesmo incluir os restaurantes por kilo, contanto que tenham a mesma característica de que você mesmo se serve em uma “bancada” repleta de opções de alimentos.

Por que estamos nos referindo a esses restaurantes? Pois existe um risco eminente de comer, sem querer, o glúten nesse tipo de local. Não estamos falando da escolha de um tipo de comida específica que possa estar entre as opções do buffet, pois mesmo que você opte por um alimento aparentemente inofensivo, que não contenha glúten, o risco está na contaminação pelo uso compartilhado dos mesmo talheres entre a variedade de alimentos com e sem glúten lado a lado. Além da contaminação cruzada no próprio ambiente e na cozinha.

Os restaurantes a la carte, assim como os restaurantes self-services, já têm o risco de contaminação cruzada, caso não tenham uma parte da cozinha “separada” para manipular os alimentos sem glúten. Por isso, precisamos ter o cuidado de saber todos os ingredientes que foram usados na receita de cada prato para não comermos glúten sem querer. Imagina, somado a isso, o risco de contaminação na bancada, com tantos alimentos que não sabemos se tem glúten e que podem ser contaminados também no momento em que as pessoas estão se servindo.

Por isso, se você adora restaurantes tipo buffet ou por quilo, mas não pode consumir glúten, opte pelos restaurantes self-services que sejam 100% livres de glúten. Faça uma pesquisa na sua cidade e evite entrar em um restaurante que você não conheça ou que não tenha indicação de ser seguro para os celíacos.

Agora que estamos enfrentando uma pandemia e temos fases em que os restaurantes estão fechados e somente aceitam entregas, redobre a atenção, pois as escolhas do seu prato podem ter risco de contaminação por glúten, desde a preparação na cozinha do restaurante, na manipulação até a chegada na sua casa.

Continue se cuidando e comente com a gente se tem algum restaurante self-service na sua cidade que você confia.

Célia

13/04/2021

*Estamos compartilhando nossas experiências mas não somos médicas ou nutricionistas. Consulte um especialista para uma orientação profissional.

5 Respostas para “Os riscos dos restaurantes “self-service””

  1. Every weekend i used to go to see this site, as i wish for enjoyment, since this
    this site conations actually fastidious funny information too.

    Feel free to visit my website :: best delta 8 thc carts

  2. When someone writes an paragraph he/she maintains the image of
    a user in his/her mind that how a user can be aware of
    it. Thus that’s why this article is great. Thanks!

    my site; delta 8 thc

  3. Greetings! Very useful advice in this particular article! It
    is the little changes that will make the biggest
    changes. Thanks for sharing!

    Feel free to visit my blog post delta 8 THC area 52

  4. Greetings! I’ve been reading your blog for a while now and finally got the bravery to go ahead and give you a shout out from
    Kingwood Texas! Just wanted to mention keep up the great work!

    My blog post – best delta 8 carts

  5. I don’t even know the way I ended up right here, but I believed this put up was once good.
    I don’t recognise who you’re however definitely you’re going to a well-known blogger in the event you aren’t already.
    Cheers!

    Also visit my web-site … delta 8 carts

Deixe uma resposta