Dicas de supermercados gluten free em NY

Nova York. Como não amar, né? Sempre lotada, cheia de novidades, com mil opções de tudo, inclusive de comidas. Inclusive gluten free. Sempre, claro, com aquelas checagens pré-viagens que ajudam a selecionar os lugares a serem visitados, com o objetivo de aumentar a nossa segurança alimentar.

Nos últimos meses, ouvi muitos celíacos comentando ter optado por ficar em apartamento alugado em NY em vez de hotel, por duas razões: primeiro, pela grande oferta pós-advento do Airbnb; segundo, pela facilidade de resolver as refeições à sua própria maneira, com regras e cuidados com os quais você já está acostumado. Ainda não testei, mas fiquei pensando que pode ser realmente uma boa já sair “de casa” tendo tomado um café da manhã bem reforçado para ter “fôlego” sobrando para os passeios sem ter de ficar preocupado em localizar um lugar adequado para almoçar e jantar. Talvez dê para segurar um pouco com snacks e depois fazer apenas uma das refeições na rua. Neste caso, não dá para deixar de dar duas dicas bacanas de mercados na cidade. O primeiro é a delícia do Whole Foods Market, especializado em alimentos saudáveis, com enorme variedade de orgânicos e opções sem glúten, lactose ou soja. Paraíso. O melhor de tudo? Há uma série deles em NY (para localizar, clique aqui). Você pode comprar para levar (frutas, sucos, snacks) e também comer no local, se servindo no buffet (salad bar e comidas quentes), no esquema self service. Todos os produtos sem glúten são identificados com destaque nas gôndolas e, realmente, há muitas e muitas opções.

Outra dica é o Zabar´s. Fundado em 1934, atualmente é administrado pela terceira geração dos familiares que fundaram a casa e segue tendo apenas um endereço em NY, no Upper West Side. Trata-se de um mix de supermercado com rotisserie, passando pela frutaria, padaria, confeitaria. É considerado um clássico de NY, que chega a ter fila na porta, especialmente aos domingos, e já foi até homenageado por Woody Allen em seus filmes. O Zabar´s, que tem essência judaica, oferece uma série de produtos kosher, mas também tem algumas opções gluten free. Menos do que no Whole Food´s, é verdade, mas se você já estiver pela região, vale a visita. Desta vez, me surpreendeu a quantidade de linguiças e almôndegas gluten free à disposição nas vitrines (foto). E aí fui pesquisar. São da marca aidells, criada em 1983 pelo chef Bruce Aidells, que as faz usando frango defumado em variações com cogumelo e queijo; estilo italiano com muçarela; cebola caramelizada; estilo cajun; manjericão e alho (confira aqui as opções, onde encontrar e também algumas receitas sugeridas).

Desta vez, como eu não estava em um apartamento para que pudesse cozinhar, não experimentei. Mas as críticas são muito positivas e fiquei feliz em perceber que há empresas pensando neste nicho.

Célia

29/01/2020

*Estamos compartilhando nossas experiências mas não somos médicas ou nutricionistas. Consulte um especialista para uma orientação profissional.

Deixe uma resposta