O que é o sensor Nima?

Toda vez que eu falo que não posso comer glúten, me perguntam se tem algum remédio, enzima ou algo do tipo que eu possa tomar para não sentir os sintomas. A resposta era sempre a mesma: “não, preciso fazer a dieta restrita, não tem nenhum recurso relacionado ao glúten que faça milagres”.
Porém, um dia descobri que existe um sensor portátil que alerta a presença de glúten na comida. Para mim, isso é considerado fazer milagres. Achei isso genial, essencial para intolerantes ao glúten, alérgicos ou celíacos.
Você deve estar se perguntando: “mas como isso funciona? Vou fazer uma breve explicação sobre esse utensílio, baseado nas informações do site oficial.

É bem simples de usá-lo. Você coloca um pouco de comida em uma cápsula de teste e insere no sensor. Depois, o Nima revelará em 2-3 minutos se há glúten na amostra (pode ser sólida ou líquida). Se não tiver glúten aparecerá uma carinha feliz, caso contrário mostrará uma carinha triste. O dono do sensor pode adicionar o resultado no aplicativo do Nima e indicar a comida – do restaurante ou industrializada – que foi testada para a comunidade.

O sensor e as cápsulas são vendidos separadamente. Uma cápsula corresponde a um teste, cada uma delas possui uma substância detectora de glúten que foi aprovada por cientistas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Infelizmente esse sensor não é vendido no Brasil. Ele é vendido no site oficial e na Amazon e realiza entregas somente nos EUA e Canadá. Outra desvantagem é o preço, um kit do aparelho com três cápsulas custa 279 dólares. Entretanto, é um investimento para quem realmente não pode consumir essa proteína. De acordo com testes feitos pela própria equipe do Nima, 1 em cada 3 alimentos que são “glúten free” nos restaurantes, contém glúten e, dependendo do nível de intolerância da pessoa, um traço pequeno pode provocar desconfortos.

Eu e minha mãe estamos loucas para comprar e testar nos restaurantes. Vai ser uma garantia para podermos comer sem culpa e sem receio. Além disso, vamos poder compartilhar tanto no aplicativo do Nima quanto no nosso instagram e mostrar os testes para vocês!

14/07/2020

*Estamos compartilhando nossas experiências mas não somos médicas ou nutricionistas. Consulte um especialista para uma orientação profissional.

Deixe uma resposta