Os riscos dos restaurantes “self-service”

Quando estamos falando de self-service, podemos chamar também de buffets ou até mesmo incluir os restaurantes por kilo, contanto que tenham a mesma característica de que você mesmo se serve em uma “bancada” repleta de opções de alimentos.

Por que estamos nos referindo a esses restaurantes? Pois existe um risco eminente de comer, sem querer, o glúten nesse tipo de local. Não estamos falando da escolha de um tipo de comida específica que possa estar entre as opções do buffet, pois mesmo que você opte por um alimento aparentemente inofensivo, que não contenha glúten, o risco está na contaminação pelo uso compartilhado dos mesmo talheres entre a variedade de alimentos com e sem glúten lado a lado. Além da contaminação cruzada no próprio ambiente e na cozinha.

Os restaurantes a la carte, assim como os restaurantes self-services, já têm o risco de contaminação cruzada, caso não tenham uma parte da cozinha “separada” para manipular os alimentos sem glúten. Por isso, precisamos ter o cuidado de saber todos os ingredientes que foram usados na receita de cada prato para não comermos glúten sem querer. Imagina, somado a isso, o risco de contaminação na bancada, com tantos alimentos que não sabemos se tem glúten e que podem ser contaminados também no momento em que as pessoas estão se servindo.

Por isso, se você adora restaurantes tipo buffet ou por quilo, mas não pode consumir glúten, opte pelos restaurantes self-services que sejam 100% livres de glúten. Faça uma pesquisa na sua cidade e evite entrar em um restaurante que você não conheça ou que não tenha indicação de ser seguro para os celíacos.

Agora que estamos enfrentando uma pandemia e temos fases em que os restaurantes estão fechados e somente aceitam entregas, redobre a atenção, pois as escolhas do seu prato podem ter risco de contaminação por glúten, desde a preparação na cozinha do restaurante, na manipulação até a chegada na sua casa.

Continue se cuidando e comente com a gente se tem algum restaurante self-service na sua cidade que você confia.

Célia

13/04/2021

*Estamos compartilhando nossas experiências mas não somos médicas ou nutricionistas. Consulte um especialista para uma orientação profissional.

2 Respostas para “Os riscos dos restaurantes “self-service””

  1. Howdy! I know this is kind of off topic but I was wondering if you knew where I could
    find a captcha plugin for my comment form? I’m using the same blog platform as yours and I’m having difficulty finding
    one? Thanks a lot!

    My web site :: white rabbit superior maeng da

  2. I know this web site presents quality depending articles or reviews and additional data, is there
    any other site which provides such things in quality?

    Feel free to surf to my website :: cali 1000mg cbd gummies nutrition facts

Deixe uma resposta